segunda-feira

Tráfico em Portugal

Portugal parece estar a passar ao lado da tendência internacional sobre o tráfico e consumos de substâncias ilícitas. Os últimos dados revelados pela Polícia Judiciária mostram que o tráfico das "drogas clássicas", como a cocaína, heroína e haxixe ainda predomina. . As maiores apreensões de cocaína aconteceram no litoral português, o mesmo aconteceu com a heroína. O que indicia que a maior parte dos estupefacientes entram em Portugal por via marítima.
Os dados da Direcção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (DCITE) relativos ao combate ao tráfico efectuado em 2006 mostram, aliás, um crescimento exponencial das apreensões de cocaína - mais 90% em relação a 2005 - acabando por superar as apreensões de cannabis, a droga mais consumida em Portugal.
Ao mesmo tempo que a cocaína subia, as apreensões de haxixe (menos 70%), heroína (menos 20%) e ecstasy (menos 37%) diminuíram face ao ano transacto. As autoridades adiantam várias explicações para este fenómeno: uma maior procura de cocaína e a posição geográfica de Portugal nas rotas do tráfico de droga internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário